sevu_printing_LOGOTIPO_2022_outra versão

Impressão online: como encontrar o parceiro ideal?

Com o advento da internet, a oferta de bens e serviços tornou-se abundante e extremamente acessível. No mercado da impressão online, as escolhas podem parecer infinitas. A procura do fornecedor ideal que vai ao encontro das suas necessidades, pode revelar-se um processo longo e extenuante.

Como em qualquer investimento, é necessário assegurar a qualidade e retorno sobre o investimento nos materiais impressos. Neste artigo explicamos como poderá avaliar e selecionar o seu parceiro de impressão, mesmo em ambiente online.

Qualidade

Uns dos principais fatores influenciadores da qualidade dos seus materiais impressos são, para além da matéria-prima, o equipamento e processos de impressão. Um bom fornecedor de serviços de impressão online irá procurar inteirar-se do seu projeto para aconselhá-lo ao nível dos materiais, meios e tintas mais indicados.

Um produto final adequado às suas necessidades terá um tempo de vida útil longo e produtivo, assegurando-lhe o retorno sobre o seu investimento.

A cor também pode desempenhar um papel decisivo em situações que requerem a impressão de diferentes versões do mesmo material. Nestas situações, a cor e respetiva consistência são cruciais. Questione a sua gráfica acerca dos seus processos de gestão de cor e como garantem a consistência ao longo de múltiplos processos de impressão.

Capacidade de resposta

Assegure-se que o seu fornecedor de serviços de impressão online tem capacidade para responder às suas necessidades. Nem todas as gráficas têm a tecnologia e capacidade produtiva essenciais à produção dos materiais impressos que procura.

A capacidade de resposta é limitada por diversos fatores, desde restrições ao nível energético, o tamanho das instalações, o número de recursos humanos e tecnológicos ou até mesmo o facto de a gráfica não dispor das suas próprias instalações.

É importante ter estas variáveis em consideração na hora da seleção de um parceiro de impressão online. Se for fundamental para o seu projeto que o seu fornecedor beneficie de instalações próprias para um maior controlo da produção, procure uma gráfica que usufrua dessas mais-valias. 

Amostras

Para uma avaliação acertada dos materiais de impressão, é importante analisá-los de perto. Muitas empresas de impressão online disponibilizam amostras padrão. O contacto com estas amostras ajudam-no a perceber se a gráfica em questão é capaz de responder às suas necessidades.

Grande parte destas empresas têm as amostras padrão disponíveis através dos seus websites. Caso pretenda analisar estes materiais na primeira pessoa, é também possível a deslocação às instalações da gráfica para o efeito.

Variedade

O trabalho de uma gráfica estende-se para além dos cartões de visita e papelaria. Escolha uma gráfica que ofereça este e outros serviços, como a impressão de flyers e folhetos, expositores, laser, vestuário e têxtil, vinil, autocolantes e etiquetas, embalagens e sacos, ou até mesmo brindes publicitários.

É importante que o seu fornecedor de impressão online perceba as suas necessidades e que tenha a possibilidade de lhe oferecer a melhor solução para o seu negócio. Uma gráfica que oferece uma variedade de serviços extensa terá a capacidade e o know-how para melhor responder às suas necessidades específicas.

Comunicação

O elemento essencial para uma boa relação é a comunicação. O fornecedor que tem atenção aos seus pedidos e comunica consigo frequentemente irá conseguir produzir soluções que vão ao encontro das suas expectativas. Parte do serviço de qualquer gráfica passa por informar os clientes acerca do estado de produção e previsão de prazos de entrega.

Idealmente, o seu fornecedor de impressão online estará sempre disponível para oferecer-lhe sugestões em como melhor atingir os seus objetivos. Por exemplo, se um fornecedor de serviços de impressão estiver empenhado no seu sucesso ele irá sugerir-lhe, inclusivé, soluções económicas e de melhoria da qualidade dos seus materiais impressos. 

Serviço ao cliente

Em ambiente online, é relativamente fácil perceber o quão bom é o serviço ao cliente de uma dada empresa. Acedendo às redes sociais ou o website da empresa é possível visualizar e analisar o feedback dos clientes.

Muitas empresas de reputação incluem uma área dedicada à avaliação dos seus produtos e serviços. A inclusão de avaliações é um bom indicador de que a gráfica não só se importa com os seus clientes, como também se orgulha do seu serviço ao cliente.

Reputação

A reputação é um elemento de grande importância para uma empresa. No caso das empresas de impressão online, uma boa reputação é sinônimo de impressão e entrega do produto final de acordo com o pedido, indo ao encontro das expectativas do cliente.

Como cliente, procure um parceiro de impressão que tenha uma boa reputação. Uma empresa que dispõe de avaliações positivas por parte dos seus clientes é, geralmente, uma empresa de confiança. Significa isto que o foco da empresa são os seus clientes.

A credibilidade de um fornecedor de serviços de impressão online está refletida nas avaliações que recebe. Se as avaliações forem positivas, escolha essa empresa.

Preço

Um grande número de gráficas oferecem preços competitivos ao mesmo tempo que entregam valor ao nível do produto final e serviço ao cliente. Em diversos websites de impressão online, é possível aceder às tabelas de preços dos produtos e serviços oferecidos. É relativamente fácil a recolha e comparação de preços por forma a tomar uma decisão informada.

No entanto, um dos aspetos que não tende a ser considerado é o custo de entrega, tornando-se num dos maiores custos ocultos dos serviços online. No momento de comparação dos preços, tenha em atenção aos custos de envio por forma a fazer uma avaliação correta.

Recomendações

Uma empresa que coloca os seus clientes em primeiro lugar é um parceiro de grande valor. Idealmente quererá trabalhar com um fornecedor de serviços de impressão online que tem um historial de bom serviço aos seus clientes.

Procure por recomendações e questione acerca dos prazos de resposta a comunicações por meio de telefone e e-mails, a forma como resolvem problemas, o quão focado no cliente é o serviço, se procuram educar os seus clientes e, por fim, se recomendariam trabalhar com a gráfica em questão.

Resumindo, o relacionamento entre uma gráfica e o cliente deve se traduzir em uma parceria. O seu fornecedor de serviços de impressão online deve trabalhar consigo ao longo do desenvolvimento dos materiais de impressão, garantindo que o produto final é a melhor solução possível para o seu negócio.