sevu_printing_LOGOTIPO_2022_outra versão

Material de comunicação para eventos e conferências

O material de comunicação é uma ferramenta importante e utilizada por vários setores empresariais. Quer seja na produção de eventos, feiras, exibições, conferências ou qualquer outra ocasião, os materiais de comunicação oferecem a possibilidade da interação cara-a-cara com os seus clientes ou outros profissionais da indústria.

Os flyers, folhetos, autocolantes e expositores podem ser utilizados para aumentar o envolvimento com todos os presentes, fortalecer a imagem da marca e gerar leads.

Este guia explica-lhe a importância dos materiais de comunicação para eventos e conferências e como aproveitar ao máximo os benefícios que estas ferramentas têm para lhe oferecer.

Conteúdos
🔎 O que são materiais de comunicação?
❓ Porquê usar materiais de comunicação em eventos e conferências?
🧾️ Os melhores materiais de comunicação para eventos e conferências
🎨 Como fazer materiais de comunicação para eventos e conferências
📍 Selecionar um fornecedor de serviços de impressão
Tabela de conteúdos

O que são materiais de comunicação?

Os materiais de comunicação são instrumentos cujo objetivo é a transmissão de uma mensagem acerca de uma marca ou organização a potenciais clientes. Isto inclui, tanto os meios digitais, como os tradicionais. No que toca aos materiais impressos de comunicação, estes tratam-se de materiais tangíveis e passíveis de serem distribuídos ao público, como é o caso dos cartões de visita, flyers e folhetos.

Muitos eventos requerem materiais de comunicação impressos. Abaixo listamos os principais eventos onde qualquer organização beneficiará do uso de expositores, brindes publicitários e outras ferramentas análogas.

  • Feiras
  • Festivais
  • Exposições
  • Eventos universitários   
  • Open days
  • Retiros empresariais
  • Conferências
  • Concertos
  • Seminários
  • Jantares de negócio

Porquê usar material de comunicação em eventos e conferências?

Campanhas de e-mail, webinars e eventos virtuais permitem-lhe interagir com o público à distância. No entanto, eventos presenciais de grande escala permitem-lhe apresentar os seus produtos e serviços ao público de uma forma pessoal. Especialmente se contar com o suporte de materiais de comunicação. Abaixo listamos algumas das vantagens do uso de materiais de comunicação em eventos e conferências:

  • Estimulação da procura — chame a atenção para o seu negócio. Os expositores são ótimas ferramentas para captar a atenção mesmo à distância.
  • Upselling — apresente aos seus clientes produtos e serviços que eles ainda não têm conhecimento.
  • Informação — eduque o consumidor acerca dos seus produtos e serviços com flyers e folhetos.
  • Branding — consolide a imagem da sua marca. Autocolantes e brindes publicitários viajam com os clientes e publicitam a sua marca onde quer que eles estejam.
  • Interação com clientes — interaja pessoalmente com os seus clientes leais por forma a manter o envolvimento.
  • Criação de leads — tire proveito de um evento onde todos os envolvidos procuram ativamente soluções para os seus problemas. Troque cartões de visita para posteriores contactos.

Eventos como feiras e exibições facilitam a consolidação e humanização da imagem da sua marca. Estes eventos também permitem dar a conhecer os seus produtos e serviços para além de breves descrições e FAQs.

Aproveite estes eventos para responder às questões de todos os interessados. Caso não tenha os dados ou recursos necessários a uma resposta elucidativa, aponte o contacto da pessoa interessada para um posterior acompanhamento.

Qual o material de comunicação utilizado em eventos e conferências?

O objetivo central de qualquer material impresso para eventos e conferências é a comunicação. Seja através de expositores, flyers ou folhetos, estes eventos são uma oportunidade para apresentar os seus produtos e serviços e reforçar a imagem da sua marca na mente do consumidor.

Flyers e folhetos

Os flyers e folhetos são uma das formas mais simples de transmitir informação em ambientes presenciais. Utilize cada centímetro do espaço limitado destes materiais de comunicação para transmitir o máximo de informação possível.

Os cartazes podem ser impressos em qualquer tamanho. Os tamanhos standards A (A0, A1, A2) são aqueles que apresentam um melhor rácio custo-benefício. Estes cartazes também podem ser usados em stands como uma opção de baixo custo para cobrir qualquer área cedida à sua organização durante um evento.

Autocolantes

A impressão de autocolantes podem parecer uma escolha ortodoxa, no entanto estes materiais de comunicação são surpreendentemente versáteis.

Caso seja um dos muitos participantes em uma feira, ofereça autocolantes aos seus visitantes. Estes autocolantes irão despertar o interesse dos restantes elementos integrantes da feira sobre a sua marca ou organização.

Caso seja o organizador de uma conferência ou seminário, os autocolantes podem ser usados como uma etiqueta de identificação que permite os elementos de um grupo reconhecerem-se facilmente.

Expositores

Os expositores publicitários são o elemento que não pode faltar em qualquer evento ou conferência. Tratam-se de materiais de comunicação relativamente económicos e de fácil transporte e montagem. São a escolha ideal para todos os que não querem passar despercebidos, mas sem recorrer a grandes investimentos. Exemplo de expositores: Roll-ups, lonas publicitárias, bandeiras publicitárias, balcões promocionais.

Cartões de visita

Este pequeno material impresso tem a capacidade de transmitir uma grande quantidade de informação acerca da sua organização. Os cartões de visita são muitas vezes guardados por longos períodos de tempo, por isso certifique-se que são produzidos com material durável e que incluem o máximo de informação relevante possível.

Brindes publicitários

Os brindes publicitários são ofertas irresistíveis para todos os participantes de um evento. Sejam canecas, lápis, bonés ou agendas, a disponibilidade do público para utilizar brindes publicitários no dia a dia é imensa, transformando estes objetos em publicidade gratuita.

Como fazer material de comunicação para eventos e conferências?

Os materiais de comunicação impressos são um elemento integral da identidade da sua marca. Num evento ou conferência, estes materiais transmitem os valores da sua organização aos presentes.

O planeamento antecipado destes materiais irá permitir-lhe criar uma estratégia de comunicação coesa. É importante que seja claro para todos os consumidores, não só aquilo que o seu negócio oferece, mas também aquilo que pode fazer por eles.

Abaixo deixamos algumas dicas para a criação de materiais de comunicação.

  • Não deixe margens para dúvidas. Um conceito claro e inequívoco ao longo de todos os materiais impressos irá contribuir para a coesão e robustez da imagem de marca.
  • Seja criativo. Introduza elementos artísticos que o distinguem da concorrência.
  • Tenha atenção à legibilidade. Idealmente os seus materiais de comunicação são legíveis à distância. Utilize não mais de dois tipos de letra e opte por cores contrastantes.
  • Não comprometa os criativos com uma má impressão. Um trabalho de impressão de má qualidade irá ofuscar um bom trabalho de design. Imprima os seus materiais de comunicação numa gráfica de confiança por forma a obter os melhores resultados.