sevu_printing_LOGOTIPO_2022_outra versão

Guia Prático: Como criar o cartão de visita perfeito

Os cartões de visita são os canivetes suíços do mundo dos negócios. Estas ferramentas satisfazem um variado leque de necessidades profissionais desde publicidade até à criação de leads, passando pela promoção da marca e divulgação de informações de contacto. Quando bem desenhados, os cartões de visita têm a capacidade de impressionar potenciais clientes e convertê-los em clientes fiéis.

Um cartão de visita é um pequeno cartão de papel impresso, normalmente do tamanho de um cartão de crédito, que contém detalhes de contacto pertinentes como o nome, número de telefone e e-mail, assim como o logotipo da marca. O design do cartão de visita faz parte da estratégia de branding e deve atuar como uma extensão da identidade da marca.  

Com este guia, ficará a saber tudo sobre cartões de visita para que possa comunicar ao seu designer exatamente aquilo que precisa ou, até mesmo, criar os seus próprios cartões de visita. Os cartões de visita devem, acima de tudo, ser pessoais. Através deste guia ficará a saber quais são as opções que mais se adequam às suas necessidades. Aconselhamos a visualizar o seguinte vídeo:

Confira dicas importantes para a criação de um cartão único e perfeito

1. Selecione o formato

Se já optou pelo formato clássico retangular, pode passar à fase seguinte. Caso esteja interessado em saber mais acerca de formatos alternativos de cartões de visita, continue a ler.

Com o avanço da tecnologia de impressão, hoje é possível explorar formas alternativas de cartões de visita. A tecnologia moderna de corte e vinco permite a impressão em massa de qualquer forma, de forma rápida e económica.

Procura um formato distinto, mas mais convencional? Opte por simplesmente arredondar os cantos do cartão de visita. Por outro lado, se pretende destacar-se e dar asas à criatividade, considere formatos personalizados, como por exemplo a forma dos produtos que comercializa ou algo totalmente diferente e inovador.

2. Determine o tamanho

A escolha do tamanho do cartão de visita depende, em grande parte, do país onde se encontra, pois cada país utiliza um padrão de tamanho que se podem diferenciar. Em Portugal, utiliza-se o padrão europeu. Abaixo apresentamos os padrões mais comuns:

  • Padrão americano: 88.9 × 50.8 mm
  • Padrão europeu: 85 × 55 mm
  • Padrão australiano:  90 × 55 mm

Qualquer que seja o tamanho padrão escolhido, deverá sempre considerar as seguintes medidas:

  • Sangria: a borda do cartão que será cortada após impressão.
  • Área de corte: área sujeita a corte.
  • Margem de segurança: linha de segurança que delimita a área segura não sujeita a erros de corte.

Embora estas medidas possam variar dependendo da gráfica em questão, por norma define-se a linha de corte a 3 mm da circunferência exterior. Estes 3 mm compõem a sangria. A partir daí, determinamos a linha de segurança a 3 mm da linha de corte. Ou seja, são 6 mm no total desde a borda até à linha que delimita a área de segurança.

como criar um cartão de visita?

3. Adicione o logotipo e outros elementos gráficos

Nesta fase, iniciamos o processo de desenvolvimento dos elementos gráficos do cartão de visita.

Já possui um identidade visual? Caso a sua marca já possua uma identidade visual, aproveite os ativos que a compõem, nomeadamente cores e logótipos. O logotipo da sua marca deve ocupar um lugar central no seu cartão de visita.

O cartão de visita é constituído por frente e verso. Uma estratégia frequentemente utilizada é a apresentação do logotipo na frente e a informação de contacto no verso. Porém, não é boa política abandonar a identidade da marca em um dos versos e, por isso, muitas vezes encontrará o logotipo com dimensões reduzidas também no verso.

4. Acrescente informações de contacto

Um cartão de visita não está completo sem a adição de informação de contacto. A informação a apresentar depende do tipo de negócio. Por exemplo, um freelancer poderá não ter a necessidade de apresentar a sua morada, enquanto que uma empresa com uma sede sim. Abaixo listamos as informações de contacto mais habituais:

  • Nome,
  • Empresa,
  • Cargo,
  • Telefone,
  • E-mail,
  • Website,
  • Morada.

Lembre-se que os cartões de contacto não são somente veículos de transmissão de informação, mas também de retenção de informação. Os seus clientes podem já conhecer o seu número de telefone, e-mail e website, mas um cartão de visita irá lembrá-los na eventualidade de se esquecerem.

5. Defina a tipografia para o seu cartão de visita

Uma vez definida a informação que será parte integrante do cartão de visita, podemos então determinar o seu aspeto. A tipografia é um aspeto importante em qualquer desenvolvimento, mas especialmente no que toca a cartões de visita, uma vez que conjugam a necessidade de legibilidade aliada a um espaço restrito.

A tipografia é definida por três principais elementos:

  • Tamanho – por forma a manter a legibilidade, o tamanho não deve ser inferior a 8 pts.
  • Tipo de letra – escolha um tipo de letra que se coaduna com a identidade da marca. Pode optar por um tipo de letra moderno sem serifa ou clássico com serifa.
  • Cor – se a sua marca já tem uma identidade e cores estabelecidas, faça uso das mesmas. Lembrem-se que cores similares podem comprometer a legibilidade. Opte por cores contrastantes.

A regra de ouro da tipografia é priorizar a legibilidade acima de tudo. Não importa o quão artístico é um tipo de letra se ninguém o consegue ler.

os melhores acabamento para cartões de visita

6. Considere a aplicação de acabamentos

Nesta fase final do desenvolvimento do seu cartão de visita, torna-se essencial a escolha de uma gráfica de excelência, para que, o seu material impresso transborde de qualidade. Algumas gráficas, como a SEVU Printing, oferecem acabamentos que podem ser o detalhe que irá fazer toda a diferença, sendo os seguintes acabamentos os mais populares:

  • Laminação brilhante – acabamento transparente e brilhante, idêntico ao verniz, que deixa as cores mais vivas.
  • Laminação mate – como o próprio nome indica, é um acabamento mate com toque suave, moderno e profissional.

7. Finalize o seu design

Depois de selecionados todos os elementos a integrar o cartão de visita, resta agora rever e fazer os devidos ajustes finais. Avalie sempre o posicionamento dos elementos e a harmonia das cores.

Verifique se não cometeu algum dos seguintes erros comuns:

  • O texto é legível?
  • As cores complementam-se?
  • Existe algum elemento desalinhado ou fora da área de segurança?

Não se esqueça de guardar o seu ficheiro em formato vetorial e em PDF. Irá necessitar do ficheiro vetorial caso queira fazer alguma alteração, enquanto que os ficheiros PDF são o padrão na indústria gráfica.

8. Contacte um designer profissional

Se procura um cartão de visita distinto, a melhor opção será procurar um serviço profissional para criar e imprimir os cartões de visita perfeitos para a sua marca. A SEVU Printing tem ao seu dispor uma equipa de profissionais experientes da área do design e marketing, capaz de tornar a sua visão uma realidade.

Por fim, pedimos que nos contacte ainda hoje através do nosso website de forma a obter um orçamento ajustado às suas necessidades.