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Decoração de Montras: valorize o seu espaço!

Com o advento das compras online, a decoração de montras torna-se imperativo para os estabelecimentos tradicionais a implementação de estratégias eficazes na atração de clientes. O planeamento da montra é seu ponto de partida para atrair clientes para o interior da loja.

A primeira impressão determinará a entrada ou não de potenciais clientes dentro do estabelecimento. A montra é a face do seu negócio e a mera exposição de uma seleção de produtos nem sempre é suficiente para seduzir o público-alvo. 

Se o seu objetivo é captar a atenção de potenciais clientes, a decoração da montra requer especial dedicação. Neste guia ficará a saber tudo sobre montras e as melhores dicas sobre como valorizar o seu espaço.

Conteúdos
🔎 O que é uma montra?
❓ Porque é que a decoração de montras é importante?
💡 Técnicas de decoração de montras para atrair clientes
📍 Crie montras com a Sevu Printing
Tabela de conteúdos

O que é uma montra?

As montras são uma forma de merchandising que permite os estabelecimentos tradicionais apresentarem, não só os seus produtos e serviços, mas também a identidade da sua marca. A decoração de montras envolve a organização de produtos, cartazes, sinalética, autocolantes e adereços por forma a criar cenários.

O objetivo de uma montra é a atração de potenciais clientes. A forma como uma loja decora o seu espaço comunica o nível de esforço e qualidade de serviço que um cliente receberá dentro do estabelecimento. Trata-se de uma forma de promoção de bens e serviços.  

Porque é que a decoração de montras é importante?

A decoração de montras permite o desenvolvimento da identidade e notoriedade de uma marca, assim como a promoção de bens e serviços de forma acessível.

A montra é o primeiro contacto que um potencial cliente tem com a sua loja. A ausência de uma montra aliciante resultará na perda da atenção do seu público-alvo e num possível ganho para a concorrência. Crie montras cativantes que distinguem o seu negócio dos restantes.

Alguns dos benefícios da decoração de montras incluem: 

  • Divulgação de ofertas e promoções. Uma montra pode ser utilizada para diversas promoções, desde ofertas especiais a saldos. O mercado evolui ao longo do ano. Atualize a sua montra de forma a refletir as novas tendências ou escoar stock antigo.
  • Desenvolvimento da identidade da marca. Uma montra comunica o valor que a sua marca oferece ao consumidor e como os seus produtos e serviços vão ao encontro das suas necessidades. A montra é o espaço ideal para mostrar aos seus clientes de que forma a vida deles melhoraria com a sua marca.
  • Publicidade acessível. Autocolantes e vinis transformam a fachada da sua loja num instante. Se procura uma forma fácil e económica para atrair novos clientes, adicione autocolantes à sua montra para promover a sua marca, promoções e descontos.
  • Despertar a curiosidade. Uma montra criativa ou uma fachada de vidro coberta por um autocolante ou vinil desperta o interesse de qualquer consumidor. Quanto maior a capacidade da sua montra em cativar potenciais clientes, maior a probabilidade deles visitarem o interior da sua loja.

Técnicas de decoração de montras para atrair clientes

Para uma loja tradicional, a montra é uma das ferramentas de merchandising mais importantes à sua disposição. Uma montra tem a capacidade de despertar o interesse de um consumidor e convertê-lo num cliente.

Considere as seguintes técnicas de decoração de montras para atrair clientes.

Conte uma história

Uma montra temática bem planeada e intencional irá quase sempre jogar a seu favor. A harmonização do conceito com os produtos e serviços irá despertar a curiosidade de potenciais clientes.

No momento de conceptualização do tema, opte por apontar ou desenhar as suas ideias em papel. É importante ter uma visão clara daquilo que pretende montar na sua montra, antes mesmo de começar o trabalho manual.

Uma montra eficaz, não se trata apenas da apresentação de uma seleção de produtos disponíveis para venda no interior da loja. Trata-se da conjunção de diversos elementos, como as luzes, decorações e cores, por forma a contar a história da sua marca de forma persuasiva com o objetivo de os atrair ao interior da loja.

Planeie do exterior para o interior

Antes mesmo de começar a decorar, observe a sua montra do exterior e tome nota dos locais que chamam mais a atenção. Utilize uma fita adesiva para apontar no vidro da montra onde o seu olhar cai primeiro lugar, quando em frente à montra e imediatamente do lado oposto da rua.

Procure organizar os elementos da montra ao nível dos olhos, mas não se limite a essa regra. Ao adicionar distrações, como decorações suspensas, irá atrair os olhares de todos aqueles que passam em frente à sua loja.

Utilize formas e cores inesperadas

Se a criatividade não for o seu forte, existem alternativas para chamar a atenção do seu público-alvo. A utilização de formas e cores ousadas desperta a curiosidade do consumidor.

Se a dimensão dos seus produtos for diminuta, organize-os em grandes blocos de cores. Isto irá incentivar os clientes a inspecionar a sua montra de perto. Se os seus produtos forem de grandes dimensões, opte por apresentar aqueles com cores mais garridas.

Mantenha o espaço visualmente limpo

Não acumule um número desproporcional de diferentes artigos numa montra. Escolha um ou outro produto e decore a montra com várias unidades do mesmo artigo. Isto evita que os clientes se distraiam com diferentes tipos de embalagens, cores e marcas.

Abrace o conceito de espaço vazio. Se a sua montra é atrativa o suficiente, é tudo o que o necessita para captar a atenção dos seus clientes.

Atualize a sua montra regularmente

O fluxo de pessoas que entram em contacto com sua montra é relativamente consistente ao longo do ano. Atualize a sua montra para que não deixe de captar a atenção das pessoas e atraí-las para o interior da loja.

As alterações não precisam de ser extensas para que sejam significativas. Substitua alguns dos artigos ou adornos ou invés de toda a montra. A atualização da montra de forma regular é fulcral para não perder o interesse dos seus clientes.

Não descure da iluminação

A iluminação é um elemento decisivo na sua montra. Quando ilumina um artigo, deixando o restante espaço nas sombras, está ativamente a atrair a atenção dos clientes para o artigo iluminado de forma dramática. Ilumine a sua montra de forma a destacar elementos-chave e atrair clientes para a sua loja.  

Crie montras com a Sevu Printing

A Sevu Printing tem à sua disposição um variado leque de serviços de apoio à decoração de montras. Desde vinis frost glass e microperfurados a cartazes e sinalética.

Investimos em tecnologia de ponta para ir ao encontro de todas as suas necessidades gráficas, com serviços de impressão de qualidade aos melhores preços.

Visite as nossas instalações em Braga ou realize a sua compra online na gráfica SEVU Printing.

A nossa equipa está ao seu dispor para aconselhar o seu negócio. Contacte-nos ainda hoje!