sevu_printing_LOGOTIPO_2022_outra versão

Sustentabilidade no mercado gráfico

Empresas e consumidores, cada vez mais, preocupam-se com o impacto das suas atividades diárias e hábitos de consumo. As empresas, em particular, estão sob o olhar atento da sociedade no que diz respeito à sustentabilidade e à sua pegada ambiental.

Existe uma crescente consciencialização por parte das empresas relativamente à necessidade de sustentabilidade no mercado. Isto significa reduzir, reutilizar e reciclar produtos e materiais com o objetivo de reduzir o desperdício.

Nos últimos anos, diversas organizações partiram para o desenvolvimento de planos de sustentabilidade. O mercado está especialmente atento à forma como os negócios se adaptam a esta nova realidade verde.

Digital ou impresso: qual a opção mais sustentável?

Ao procurarmos ser mais ecológicos, é comum cair no erro de assumir que o papel é a opção menos sustentável. Qual das duas opções é a mais ecológica: um jornal online ou um jornal impresso? A resposta pode surpreender. Considere a energia necessária para manter um website de notícias online.

Os data centers têm a mesma pegada de carbono que a indústria da aviação, o que representa um consumo de três por cento do fornecimento mundial de eletricidade e a produção de dois por cento de todas as emissões de gases de efeito estufa. Se a internet fosse um país, ocuparia o 5º lugar do ranking de consumo de energia, imediatamente abaixo do Japão. Adicionalmente, existe também o consumo de eletricidade necessário à alimentação de dispositivos necessários para aceder a canais digitais.

O papel é um recurso renovável e, com recurso a papel reciclado e tintas ecológicas, a impressão responsável pode se tornar numa solução mais sustentável do que a alternativa digital. Quando faz uso de recursos sustentáveis numa campanha de marketing impresso está ativamente a garantir a redução do seu impacto no planeta.

Tendências sustentáveis no mercado gráfico

Os métodos de impressão sustentáveis estão a tornar-se cada vez mais populares à medida que consumidores e empresas trabalham em conjunto para reduzir a pegada de carbono. Avanços tecnológicos permitem a produção de material impresso sustentável sem que a qualidade seja afetada.

Entender quais são os produtos e serviços de impressão sustentáveis disponíveis no mercado reveste-se de particular importância para todos aqueles que pretendem implementar planos e ações de sustentabilidade nas suas empresas.

folheto em papel reciclado

Papel reciclado

A escolha do papel influencia o nível de sustentabilidade de um determinado método de impressão. O papel reciclado é, por natureza, uma escolha sustentável. No entanto, existe margem para o uso de papel virgem sem comprometer o ambiente. 

A sustentabilidade do papel vai para além da utilização de papel reciclado. A utilização de fibras virgens é necessária à preservação do ciclo de papel. Sem novas fibras, provenientes diretamente das árvores, não é possível manter o ciclo de papel.

As fibras recicladas degradam-se após diversas utilizações. A indústria de papel necessita da recorrer à inclusão de fibras virgens por forma a manter o ciclo renovável. Desde que as estas fibras sejam provenientes de florestas geridas de forma sustentável, é possível tanto a utilização de papel virgem, como a de papel reciclado.

Impressão digital

As técnicas de impressão digital não recorrem ao uso de uma placa de impressão para a conclusão de um projeto. Com a impressão digital, a tinta fica na camada superior do substrato. Isto significa que há uma redução significativa de desperdício, quando comparado com métodos tradicionais de impressão offset.

A impressão digital é perfeita para tiragens pequenas. A não dependência de uma placa de impressão permite também alcançar uma maior rapidez de produção. Uma vez iniciado o processo de impressão, uma máquina pode imprimir até 4.800 folhas por hora. Para necessidades de impressão menores, a impressão digital é o método mais económico disponível no mercado.

Brindes e material de escritório sustentáveis

O consumidor moderno é um consumidor consciente do seu impacto no mundo. Os brindes e material de escritório são essenciais ao bom funcionamento de uma empresa e das suas campanhas de marketing e comunicação. Considere a inclusão de brindes e estacionário sustentáveis.

Brindes e material de escritório sustentáveis, para além de complementarem as atividades de sustentabilidade da sua empresa, melhoram a imagem da sua marca. Adicionalmente, estes brindes contribuem para um melhor relacionamento com os clientes, mais até do que as alternativas não sustentáveis, perante a tendência crescente de sustentabilidade no mercado.

Recomenda-se o investimento em brindes e material de escritório práticos e de alta qualidade, por forma a reduzir o desperdício. Opte também por materiais sustentáveis como a madeira, papel, bambu, cortiça ou até mesmo plásticos biodegradáveis.

Alguns exemplos de produtos de impressão sustentáveis:

  • Flyers e folhetos biodegradáveis.
  • Envelopes recicláveis.
  • Sacos de papel.
  • Copos e garrafas reutilizáveis.
  • Lápis e outros produtos de madeira.
  • Sacos reutilizáveis.
  • Ímãs.

Como tornar a sua estratégia de marketing impresso sustentável

O marketing impresso atende a diversas necessidades empresariais e uma parte substancial não pode ser substituída por alternativas digitais. No entanto, marketing impresso não tem de ser sinónimo de desperdício. É possível implementar campanhas de marketing impresso sustentáveis. Abaixo explicamos como.

saco de algodão eco

Opte por materiais ecológicos

O mercado gráfico trata-se de um dos mercados mais progressivos no que diz respeito à sustentabilidade. Desde o início da década de 1990 que têm sido implementadas medidas à escala global para garantir que o papel comercial é proveniente de florestas geridas de forma sustentável, com foco na replantação.

Se pretende acrescentar valor às suas estratégias de marketing impresso sustentável, opte por papel reciclado ou que provém de fábricas de papel de carbono neutro. Existe hoje uma grande variedade de papel reciclado de alta qualidade no mercado, adequadas às necessidades de qualquer projeto. No que toca a embalagens, para além do papel reciclado, existem também soluções com recurso a plásticos biodegradáveis e comportáveis.

Escolha processos de impressão sustentáveis

O mais recente método de impressão, a impressão digital, dispensa a utilização de uma placa de impressão para transferir a imagem. Este processo reduz, também, significativamente o desperdício de papel, quando comparado a outros métodos de impressão comercial. A impressão digital tem sido um dos métodos de impressão que mais evoluiu nos últimos anos e é perfeita para tiragens pequenas e ecológicas.

Seja criativo

Marketing de impressão sustentável vai para além da utilização de material reciclado e ecológico. Considere a vida útil dos seus materiais impressos assim que ele chega às mãos dos seus clientes atuais ou potenciais.

A sustentabilidade passa por garantir que seu marketing impresso é lido e retido, ao invés de ser descartado imediatamente. Pondere como o seu material de impressão pode ajudar a resolver os problemas e satisfazer as necessidades do seu público alvo.

Adote uma estratégia direcionada a um segmento específico e garanta a redução do desperdício de papel e energia. Materiais impressos ecológicos ficam na mente do consumidor por um período de tempo maior e têm maior chances de conversão.