sevu_printing_LOGOTIPO_2022_outra versão

Publicidade em Outdoor: como criar uma campanha de sucesso?

Embora os meios digitais sejam a tendência atual em marketing e publicidade, os canais mais tradicionais, como a publicidade em outdoor, ainda têm muito para oferecer. Por serem métodos amplamente testados e com resultados comprovados, estes são especialmente populares junto de negócios que procuram atingir mercados geograficamente próximos. 

Contempla lançar uma campanha com recurso a publicidade em outdoor? Não sabe por onde começar? Qual o formato ou localização ideal? Neste artigo, ficará a saber tudo acerca da publicidade em outdoors.

Conteúdos
🔎 O que é publicidade em outdoor?
💡 Vantagens da publicidade em outdoor.
🎨 Como criar publicidade em outdoor?
❓ Quanto custa a publicidade em outdoor?
📍 Selecionar um fornecedor de serviços de impressão
Tabela de conteúdos

O que é publicidade em outdoor?

A publicidade em outdoor envolve todas as atividades promocionais efetuadas no exterior com recurso a materiais impressos ou digitais. Isto permite atingir o consumidor e atraí-lo quando ele está ausente do seu domicílio.

Este tipo de publicidade compreende diferentes formatos, todos eles com capacidade de atingir milhares de pessoas durante as suas deslocações diárias, quer seja a pé ou por meio de transporte público ou privado. Abaixo apresentamos uma lista dos diferentes tipos de publicidade em outdoor.

  • Painéis publicitários
  • Publicidade em pontos de venda
  • Publicidade em veículos
  • Cartazes
  • Publicidade em paragens e bancos públicos
  • Publicidade em centros comerciais

Vantagens da publicidade em outdoor.

Alto impacto

Ao contrário do que acontece com os restantes canais de comunicação, o consumidor não tem controle sobre a sua exposição à publicidade em outdoor. Não é possível desligá-la como uma televisão, ou fechá-la como uma revista, antes mesmo da exibição do anúncio. Ela faz parte do ambiente envolvente e isto faz com que as campanhas tenham um maior impacto por um período de tempo mais extenso.

Difícil de ignorar

Este género de publicidade é difícil de ignorar. Estes anúncios são demonstrações, muitas vezes exuberantes, de uma marca ou negócio com recurso a materiais de grande dimensão, visíveis tanto de perto como de longe. A natureza criativa deste meio de comunicação permite captar a atenção de potenciais clientes. 

Relação custo-benefício

A publicidade em outdoor é um dos meios de publicidade que oferece uma das melhores relações custo-benefício. A publicidade através de painéis publicitários ou num autocarro pode atingir um custo por visualização baixo.

Mesmo em áreas com elevado tráfego, a publicidade em outdoor continua a ser mais barata que a publicidade online. Isto é especialmente verdade e relevante para pequenos empresários com estratégias locais.

Impacto imediato

A publicidade em outdoor tem um impacto imediato em alguém que esteja à procura de produtos ou serviços que o negócio oferece. Um cliente potencial que esteja perante esta forma de publicidade (seja um painel publicitário, cartaz ou publicidade em transportes) poderá decidir efetuar uma compra com base na informação ou promoção apresentada.

Incentiva a compra por impulso

O objetivo principal da publicidade em outdoor é o incentivo à compra. Por isso, a publicidade em outdoor é estrategicamente exibida de forma a  despertar uma resposta emocional em potenciais clientes.

Por exemplo, hotéis e cadeias de fast-food anunciam em painéis publicitários ao longo de auto-estradas. Isto porque, ao final de uma longa viagem, as pessoas necessitam de recarregar energias e procuram um local para o fazer. Este tipo de publicidade reforça a imagem de marca e cria valor através da promessa de satisfação das necessidades dos consumidores.

Como criar publicidade em outdoor?

Contacte um profissional

Defina os objetivos da publicidade

Quando se desenvolve algum tipo de estratégia publicitária, muitas vezes o segredo do sucesso é a simplicidade. É necessário ter uma ideia clara acerca dos objetivos da campanha. Tenha em especial atenção à sua mensuração, nem que isso signifique riscá-los de uma lista sempre que são alcançados.

Seja criativo

Uma vez delineados os objetivos da campanha, é hora de ser criativo. A criatividade é o elemento com maior importância durante o processo de criação de qualquer campanha publicitária. Faça um brainstorming de ideias e visualize como seria o resultado final.

Tenha em conta que este tipo de campanhas publicitárias precisam de ser diretas e incisivas. A sua audiência está em constante movimento e, por isso, a mensagem deve ser clara e de fácil consumo. Evite usar demasiadas palavras e inclua a informação de contacto estritamente necessária. 

Escolha o meio de publicidade em outdoor

O meio de publicidade escolhido deve alinhar-se com a visão criativa que tem para a sua campanha. Decisões ao nível de design, dimensões, etc, dependem do meio selecionado. Por exemplo, as necessidades gráficas de um painel publicitário à face da estrada diferem das de um cartaz à entrada de uma loja.

Selecione a localização

A seleção da localização das suas campanhas publicitárias é um fator decisivo para o sucesso de uma campanha. É importante perceber onde o público-alvo gasta grande parte do seu tempo. Na estrada, num centro comercial ou em transportes públicos? Caso esteja a promover uma loja de roupas, o investimento em publicidade dentro da mesma área geográfica irá atrair clientes à sua loja.

Quanto custa a publicidade em outdoor?

Diferentes fatores afetam o custo de publicidade em outdoor. O preço deste tipo de publicidade depende geralmente dos seguintes fatores:

  • Circulação: o volume de tráfego que ocorre junto da publicidade em outdoor.
  • Demografia: a idade, sexo e nível de rendimento das pessoas que passam pelo anúncio. Quanto maior o nível de rendimento, mais dispendiosa a campanha. 
  • Impressões: o número de pessoas que efetivamente vêem o anúncio.

Os custos de produção de painéis publicitários, cartazes e flyers tornam-se desajustados quando os pedidos de impressão são múltiplos, mas não existe uma estratégia ou plano delineado com vista o retorno sobre investimento. Se tem uma ideia para uma campanha publicitária em outdoor que gostaria de ver executada, a Sevu Printing poderá assisti-lo com a criação de um orçamento.